A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) promove, no dia 27 de junho no Hotel Praia D’El Rey Marriott, em Óbidos, a 3ª Edição do Healthcare Excellence, durante o qual serão apresentados os dez projetos finalistas e distinguidos os 3 melhores no que diz respeito ao aperfeiçoamento do serviço prestado aos doentes, implementados durante o ano de 2015.
Esta distinção pretende incentivar a reconhecer projetos de qualidade e orientados para a melhoria do serviço aos utentes, desenvolvidos e implementados nos hospitais portugueses. Patrocinado pela biofarmacêutica AbbVie, o galardão vai distinguir 3 trabalhos entre os 10 hospitais finalistas. A avaliação dos trabalhos, que terá como critérios a inovação e a replicabilidade, fica a cargo de um júri constituído por 4 elementos: Margarida França, da APAH, Ricardo Mestre, da ACSS, Regina Sequeira Carlos, da ARSLVT e a jornalista da TSF Sofia Morais.
“A seleção das dez candidaturas finalistas foi uma tarefa bastante difícil, pelo elevado interesse dos projetos, revelando as boas práticas e inovação dentro do SNS”, refere Alexandre Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).
O responsável refere ainda que “em nome da APAH quero felicitar as equipas dos projetos finalistas e agradecer a participação das candidaturas que não passaram à fase final. O reconhecimento e disseminação de práticas de excelência asseguram a melhoria da qualidade de cuidados de saúde à população. Assim, continuamos a nossa aposta neste prémio e contamos com o contributo de todos em futuras edições do Healthcare Excellence”.
Já o Diretor-geral da AbbVie Portugal, Renaud Decroix, destaca que “o apoio da AbbVie Portugal a esta iniciativa é a aplicação prática de um dos maiores objetivos da companhia: sermos reconhecidos como um parceiro de confiança não apenas pelos doentes e pelos profissionais de saúde mas também pelos administradores hospitalares, pelo governo português e pelas autoridades de saúde nacionais”. “Acreditamos que é possível fazer melhor em prol da sustentabilidade da saúde e que é através da excelência que alcançaremos a eficiência dos recursos que são cada vez mais escassos”, conclui.
Dos 15 projetos que se candidataram o júri selecionou dez que serão apresentados durante a cerimónia do Healthcare Excellence. Entre os finalistas estão projetos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, do Centro Hospitalar Lisboa Central, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Distrital da Figueira da Foz, do Hospital Garcia de Orta, do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães e do Hospital de Vila Franca de Xira.