A taxa das infeções hospitalares em Portugal é superior à média europeia, situando-se nos 10,6%, o que demonstra que um em cada dez doentes é infetado nos hospitais nacionais.
Para debater este problema e analisar o impacto socioeconómico que o mesmo representa no nosso país, cerca de 400 especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos nos dias 25 e 26 de setembro, no Congresso “Prevenir e Combater as Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS)”, que decoorre no centro de congressos dos CHUC, em Coimbra.
O Ministro da Saúde, Paulo Macedo e o Diretor Geral da Saúde, Francisco George estarão presentes na sessão de abertura no Congresso “Prevenir e Combater as Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde”.
Estas e outras temáticas, nomeadamente as formas de prevenção e as políticas de saúde no controlo das infeções hospitalares serão abordadas no congresso, organizado pela Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar, instituição que integra a EUNETPIS – European Network to Promote Infection Prevention for Patient Safety – patrocinador científico do evento, que decorrerá no Centro de Congressos Hospitalar da Universidade de Coimbra.