Amanhã, dia 16 de dezembro, o Ministro da Saúde fará uma visita ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Paulo Macedo inaugurará o novo Laboratório Central do CHUC, fará uma visita ao Serviço de Reprodução Humana e ao novo Centro de Crioconservação, único em Portugal no âmbito do SNS e visitará a exposição patente no hall dos HUC-CHUC, “Farmácia, a arte milenar de curar”.
O novo Laboratório Central ocupa uma área de 2.100 m2 no edifício de S. Jerónimo – HUC e é constituído por um “core” central onde ficarão instalados os auto-analisadores que representam 75% de todas as análises e ainda por várias unidades diferenciadas, nomeadamente microbiologia, hematologia, imunologia, serologia infecciosa, imunoquímica, citometria de fluxo, assim como biologia molecular, cromatografia e espectrometria de massa, radioimunoensaio e autoimunidade.
Segundo os CHUC, por via da concentração dos vários laboratórios, há um aumento da sua capacidade, assim como diminuição significativa de custos operacionais.
O CHUC garante que passa a ser auto-suficiente em análises mais complexas e também passa a ter capacidade para tratar análises complexas e diferenciadas que outros hospitais, por norma, externizem. Esta nova unidade está também preparada para a investigação e para o ensino.