Apesar de os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde indicarem que, pela primeira vez, Portugal ficará com incidência abaixo dos 20 novos casos por cada 100 mil habitantes, considerado o limiar de baixa incidência a nível internacional, a Associação Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR) defende que a luta contra a Tuberculose não pode abrandar, sobretudo nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto, identificados como focos de maior ocorrência.
Assim, a ANTDR e a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) levam a cabo um conjunto de iniciativas de sensibilização na próxima segunda-feira, dia 23 de março, que se enquadram nas comemorações do Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala a 24 de março.
A manhã será passada na Unidade Móvel de Rastreio aos Utentes da Unidade de Atendimento à Pessoa Sem-Abrigo, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, perto da Estação de Metro do Cais do Sodré, onde se realizam rastreios entre as 8h30 e as 16h00. Entre as 10h00 e as 12h00 realiza-se uma mesa redonda de análise aos temas relacionados com a Tuberculose, com a participação do Dr. Teles de Araújo, Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, da Dr.ª Maria da Conceição Gomes, Presidente da ANTDR, do Prof. Dr. António Tavares, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Dr. Luís Espírito Santo, da Associação Assistência de São Paulo, seguida de Reflexões para o Futuro, pelo Dr. José Miguel Carvalho, do Centro de Diagnóstico Pneumológico de Santarém e da Dr.ª Helena Gata, da ANTDR.
Durante a tarde, na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, tem lugar um encontro intitulado “Saber comer e viver bem com a Tuberculose e outras doenças.” A par do curso de cozinha dado pelo Chef Ivo Maurício e a dietista Joana Leitão, entre as 14h30 e as 16h00, decorre também um workshop sobre “Tuberculose, Diabetes e outras doenças”. No mesmo espaço, pode ser vista a exposição de fotografia de Felisbela Santos.