A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra está a implementar Unidades de Avaliação em Proximidade de Oftalmologia (UAPO) em cinco das suas seis Comunidades de Saúde, com o objetivo de prestar cuidados oftalmológicos mais próximos, acessíveis e personalizados. A primeira destas unidades foi inaugurada esta manhã no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede.
Segundo Rufino Silva, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS de Coimbra, estas unidades terão um papel fundamental na operacionalização de programas oftalmológicos essenciais, nomeadamente o Rastreio de Saúde da Visão Infantil, o Programa de Diagnóstico Sistemático e o Tratamento da Retinopatia Diabética. Adicionalmente, serão criados Pontos de Intervenção Única para diagnóstico precoce e sinalização de risco de glaucoma e retinopatia aos 60 anos. Equipadas para realizar Avaliações Básicas em Oftalmologia, as UAPO permitirão diagnósticos iniciais e o encaminhamento para tratamento especializado, sempre que necessário.
Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, realçou que o principal objetivo da iniciativa é “eliminar as causas de cegueira evitável na região”. Para isso, as UAPO serão integradas no sistema de saúde das comunidades, articulando-se com os hospitais e garantindo um acompanhamento contínuo e próximo. Esta estratégia inclui ainda a dotação tecnológica adequada e a formação de equipas especializadas para assegurar rastreios regulares, diagnósticos precoces e tratamentos eficazes de patologias como cataratas, glaucoma e retinopatia diabética.
Miguel Melo, Coordenador da Clínica de Diabetes da ULS de Coimbra, destacou que se esperam melhorias significativas no acesso aos cuidados oftalmológicos, com a redução das listas de espera e das deslocações desnecessárias aos hospitais. Acrescenta ainda que as novas unidades contribuirão para a deteção precoce de problemas visuais, promovendo uma intervenção rápida e o acompanhamento contínuo dos utentes.
Presente na inauguração da unidade de Cantanhede, a Presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, destacou a importância da UAPO no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, considerando-a “um serviço que aproxima os cuidados oftalmológicos dos cidadãos, numa lógica preventiva e com respostas mais céleres”. A autarca sublinhou também a cooperação estreita entre o Município e a ULS de Coimbra, na sequência da transferência de competências em Saúde, salientando que essa colaboração já tem gerado importantes mais-valias e continuará a intensificar-se com vista à melhoria global da prestação de cuidados de saúde.
Com esta iniciativa, a ULS de Coimbra reforça a sua aposta na proximidade, personalização e prevenção em saúde ocular, promovendo uma resposta mais eficaz, acessível e integrada para a população da região.