O prazo para submissão de nomeações à 4.ª edição do BIAL Award in Biomedicine termina a 30 de junho de 2025, sendo esta a última oportunidade para propor artigos científicos a este prestigiado galardão internacional da Fundação BIAL.
Nesta edição o valor total do prémio foi alargado para 350 mil euros, reforçando o compromisso da Fundação BIAL com a promoção da ciência de excelência. O BIAL Award in Biomedicine visa distinguir um artigo científico publicado na última década, na vasta área biomédica, que represente um contributo de excecional qualidade e relevância científica.
Na edição de 2021, o prémio distinguiu os cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman, mais tarde laureados com o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina 2023, pelas descobertas que permitiram o desenvolvimento das vacinas mRNA contra a COVID-19.
Podem apresentar nomeações Sociedades Científicas, diretores de Faculdades de Medicina, diretores de Institutos de Investigação da área da Biomedicina, diretores de prestigiadas Academias, membros do Júri, membros do Conselho Científico da Fundação BIAL, anteriores premiados do Prémio BIAL e investigadores altamente qualificados. Não são admitidas autonomeações.
O Júri é composto por 13 membros independentes e presidido por Ralph Adolphs, Professor de Psicologia, Neurociência e Biologia no Caltech – California Institute of Technology (EUA). O BIAL Award in Biomedicine é atribuído bianualmente, em anos ímpares, e conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e os patrocínios do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da European Medical Association.