A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lança esta terça-feira, no âmbito do dia mundial da saúde, um manifesto anti estigma que pretende alertar os portugueses para a importância de apoiar amigos, colegas, familiares ou conhecidos que passem por problemas de saúde psicológica.
Em Portugal, estima-se que um em cada cinco portugueses sofrem de problemas de saúde psicológica e que 75% das pessoas são alvo de preconceitos, pois muitas vezes estes problemas são desvalorizados e encarados como caprichos, preguiça ou falta de carácter
A gravidade dos problemas de Saúde Psicológica, tal como o sofrimento que acarretam, são subvalorizados e são mais debilitantes do que a maior parte dos problemas de Saúde Física. Por exemplo, em média, uma pessoa com depressão tem 50% mais de incapacidade do que uma pessoa com angina de peito, artrite, asma ou diabetes. A dor mental é tão real quanto a dor física, muitas vezes é mais grave.
Segundo a Ordem dos Psicólogos, o estigma é uma das maiores barreiras a uma vida completa e satisfatória para quem sofre de problemas de Saúde Psicológica. “Lidam diariamente com a vergonha, com os sentimentos de culpa, com a falta de esperança e com a ansiedade sendo mais difícil encontrar e manter um emprego, fazer amigos ou ter uma vida social ativa. O estigma pode ainda dificultar a procura de ajuda e, por isso, tornar a recuperação mais lenta e difícil.”
Aprenda mais e esclareça alguns dos mitos sobre problemas de Saúde Psicológica aqui: www.encontreumasaida.pt