O Conselho Técnico de Diagnóstico e Terapêutica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vai realizar o 2º Ciclo de Conferências com uma conferência subordinada ao tema “Literacia em Oncologia: Do diagnóstico ao tratamento”. O encontro será já na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro de 2024, das 8H30 às 17H, no Auditório Principal do Centro de Congressos dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Com esta iniciativa, o Conselho Técnico da ULS de Coimbra procura divulgar as vastas competências dos seus profissionais, que vão do diagnóstico à intervenção; aumentar a informação e a capacidade de decisão; e criar uma oportunidade de discussão pública sobre esta temática. Este evento é dirigido a todos os profissionais de saúde e aberto ao público em geral.
“A doença oncológica é atualmente um motivo de preocupação crescente. O percurso individual de vida, e a adoção de estilos de vida saudáveis, são fundamentais na prevenção, assim como a aquisição e partilha de conhecimentos entre os diversos profissionais de saúde e os cidadãos”, refere Elisabete Grade, Técnica Superior Diretora e Presidente do Conselho Técnico de Diagnóstico e Terapêutica da ULS de Coimbra.
“Para além de outros profissionais, os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica têm um papel, por vezes, desconhecido mas essencial na literacia em oncologia. Importa abordar e refletir acerca dos seus contributos nos processos de transformação e integração de respostas para a promoção da saúde, assim como aumentar a consciência e responsabilidade de cada Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica face à situação oncológica, nunca esquecendo a vertente da humanização”, frisa a responsável.
O painel inclui debates sobre temas como “Novos Avanços da Citometria de Fluxo no Diagnóstico de Monitorização Terapêutica em Hematopatias Maligas”, “Literacia em Oncologia: a Radiologia Para Além do Diagnóstico”, “(con)Viver na Quimioterapia”, ou “Terapêutica Oncológica e Toxicidade Cardiovascular”, entre outros.
As inscrições na Conferência “Literacia em Oncologia: Do diagnóstico ao tratamento” são grátis mas obrigatórias e devem ser feitas no formulário próprio, aqui: https://forms.office.com/e/cjFfvvJCyr