A CUF recebeu uma Menção Honrosa na 9.ª edição dos International Hospital Federation Awards, realizada ontem à noite durante o 47.º Congresso Mundial de Hospitais, no Rio de Janeiro, Brasil. O projeto “Centro de Esterilização Hospitalar – um novo paradigma de sustentabilidade hídrica” figurou entre os 49 finalistas de todo o mundo, selecionados entre mais de 500 candidaturas provenientes de 37 países.
O projeto agora distinguido otimiza a utilização de água em processos de esterilização, conhecidos pelo elevado consumo deste recurso, sendo composto por três fases: reutilização da água no processo de osmose, otimização dos ciclos de lavagem e reutilização na fase de desinfeção térmica para pré-lavagem.
Este projeto, com monitorização regular por laboratórios certificados, permitiu uma poupança de 145.000 litros de água por mês e uma redução do consumo deste recurso em cerca de 15%. Na prática, isto significa que, com este projeto, a Central de Esterilização da CUF poupa o equivalente a perto de 100.000 garrafas de água de 1,5L mensalmente.
Os International Hospital Federation Awards, promovidos pela International Hospital Federation (IHF), são reconhecidos como um dos mais prestigiados prémios no setor da saúde. Estes prémios destacam a inovação de hospitais e organizações em projetos que pretendem melhorar a prestação de cuidados de saúde, promovendo também as boas práticas e a partilha de conhecimento a nível internacional. O processo de avaliação é conduzido com rigor por um comité composto por 44 líderes e executivos seniores do setor mundial da saúde.
Reconhecido na categoria “Ashikaga-Nikken Excellence Award for Low-Carbon Healthcare”, o projeto “Centro de Esterilização Hospitalar – um novo paradigma de sustentabilidade hídrica” concorreu com hospitais da Índia, Quénia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Costa Rica e Bélgica.
A implementação deste projeto aumentou a eficiência hídrica do Centro de Esterilização e contribuiu para reduzir a pegada ambiental da rede CUF. Além disso, permitiu ainda desenvolver novos avanços científicos no conhecimento sobre processos de esterilização mais ecológicos e reforçou a promoção da cultura de sustentabilidade na empresa.