Após a abertura, em Junho deste ano, o Hospital CUF Viseu inicia agora a atividade cirúrgica, com a abertura do Bloco Operatório e Internamento.
Com esta nova fase, o Hospital CUF Viseu alarga a oferta de serviços disponíveis à população de Viseu e da Beira Interior, permitindo a realização de cirurgias de todas as especialidades cirúrgicas a doentes adultos e pediátricos.
O Bloco Operatório do Hospital CUF Viseu foi totalmente pensado para responder aos critérios máximos de segurança e conforto do doente. Dispõe de duas salas totalmente equipadas com os mais modernos equipamentos cirúrgicos e anestésicos, capazes de realizar prontamente qualquer procedimento cirúrgico.
O Bloco Operatório é apoiado por uma Unidade de Recobro com capacidade de monitorização intensiva, ventilação mecânica e equipamentos de reanimação, bem como uma Unidade de Recobro Ambulatório. Complementando o Bloco, entra também em funcionamento o Serviço de Internamento, com 31 camas.
Das inovações tecnológicas disponíveis no Bloco Operatório do Hospital CUF Viseu destacamse a instalação de sistema áudio/vídeo por fibra ótica que permite a filmagem e transmissão em circuito fechado de cirurgias em direto, potenciando a aposta do Hospital CUF Viseu na formação médica; o equipamento de litotrícia por laser (uma das últimas inovações em cirurgia Urológica) e a instalação de um sistema de cirurgia laparoscópica FullHD com integração no sistema de transmissão por fibra ótica.
Vitor Pinho Oliveira, coordenador de Anestesiologia do Hospital CUF Viseu e responsável clínico pelo Bloco Operatório, destaca “a aposta na total desmaterialização e informatização dos registos cirúrgicos e anestésicos que permite o rápido acesso a toda a informação clínica do doente, aumentando assim a segurança clínica da cirurgia e integrando a informação em toda a Rede CUF”.
Eduardo Mendes, Coordenador de Ortopedia e Diretor Clínico do Hospital CUF Viseu realça a excelência das condições físicas, o nível das inovações tecnológicas disponíveis e da equipa clínica, capazes de oferecer “máxima segurança e qualidade nos serviços prestados”.
“O Hospital CUF Viseu pretende, desde o primeiro momento, ser uma unidade de referência em toda a região centro, sendo esta mais uma etapa para a sua concretização”, acrescenta
Na segunda-feira, dia 3, o Hospital CUF Viseu dará início à realização de cirurgias programadas de diferentes. especialidades.