A APSEI – Associação Portuguesa de Segurança organiza, de 18 a 20 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril, a PROTEGER 2016, a quinta edição da maior conferência portuguesa dedicada ao setor da segurança. Durante três dias, dezenas de entidades ligadas à proteção de pessoas e bens, vão debater o estado atual e o futuro do setor.
Empresas e profissionais irão encontrar-se num evento construído para permitir a permuta de ideias, experiências, boas-práticas e soluções tecnológicas para os principais desafios na proteção de vidas, bens e património.
Anteriormente conhecido como NFPA-APSEI Prevenção e Segurança, a nova identidade deste evento vem aprofundar o objetivo de promover o conhecimento técnico e as mais recentes inovações tecnológicas no setor da segurança. Uma das principais novidades da Conferência PROTEGER 2016 será a existência de três auditórios dedicados em exclusivo a três áreas da segurança: segurança contra incêndio; segurança eletrónica e security; e segurança no trabalho.
Destaque ainda para a realização da 2.ª Conferência de Segurança Privada no dia 20 de outubro e que conta com a colaboração das principais entidades públicas e privadas do setor da segurança privada.
Para além do programa de conferências onde estarão presentes alguns dos principais especialistas nacionais e internacionais, a Conferência PROTEGER 2016 terá ainda uma zona de exposição de soluções de segurança onde os visitantes poderão conhecer as novidades do mercado e interagir com distribuidores, fabricantes e instaladores nas várias áreas da segurança.
Os profissionais que estejam interessados em participar deverão visitar o site oficial do evento em www.proteger.pt e conhecer as ações de formação disponíveis, o programa das conferências e fazer a sua inscrição.
Na última edição, em 2014, participaram 1.660 profissionais. Durante três dias, o Centro de Congressos do Estoril acolheu mais de 50 apresentações nas conferências e foram organizadas cinco ações de formação. Na área de exposição, com cerca de 1000 m2, estiveram presentes 25 empresas expositoras e muitas novidades tecnológicas.
Temas dos painéis das conferências:
AUDITÓRIO 1: SEGURANÇA ELETRÓNICA E SECURITY
Dia 18:
Evoluções recentes na deteção de incêndio
Aplicações e novos desenvolvimentos na videovigilância
Dia 19:
Proteção de Soft Targets
Tecnologias de segurança e cibercrime
Dia 20:
2.ª Conferência de Segurança Privada em Portugal
AUDITÓRIO 2: SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
Dia 18:
Proteção Passiva: a primeira linha de proteção contra incêndio
Prevenção e Emergência em ambientes industriais: lições aprendidas
Dia 19:
Competência e qualidade nos serviços de Segurança contra Incêndio
Segurança contra incêndio na reabilitação e edifícios existentes
Dia 20:
Tecnologias e Inovações na Extinção Contra Incêndio
Projeto de SCI segundo o desempenho: perspetivas de vários países europeus
AUDITÓRIO 3: SEGURANÇA NO TRABALHO
Dia 18:
Equipamentos de Proteção Individual: a última fronteira da proteção do trabalhador
Qualidade e competência na Segurança e Saúde no Trabalho
Dia 19:
Segurança no transporte e movimentação de mercadorias perigosas
Respostas da Segurança e Saúde no trabalho às tendências sociais e económicas do trabalho
Dia 20:
Substâncias psicoativas nos locais de trabalho
Riscos profissionais na indústria
Estão também disponíveis as seguintes ações de formação:
- NFPA 13 – Sistemas de Extinção por Sprinklers
- Curso de Investigação de Incêndios
- Curso de Direção de Obras de Segurança Contra Incêndio em Edifícios
- Workshop Regulamentação de Segurança Privada: Principais Dúvidas e Esclarecimentos