A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) vai reunir em Lisboa especialistas portugueses, espanhóis e brasileiros naquele que é o XII Congresso Português de Transplantação, o XII Congresso Luso-Brasileiro de Transplantação e o I Encontro Ibérico de Transplantação.
O congresso vai decorrer de 9 a 11 de Outubro no Hotel Sana Lisboa e permitirá conhecer e debater o estado-da-arte em todos os tipos de transplante.
Os transplantes pulmonares, os transplantes hepáticos pediátricos, as infeções por agentes multirresistentes e as novas terapêuticas imunossupressoras são alguns dos temas em destaque, havendo ainda oportunidade para debater os transplantes renais, ósseos, cardíacos e de córnea.
A comparação das realidades da transplantação é outro dos objetivos deste congresso. Enquanto Espanha é líder mundial na realização de transplantes, em Portugal há 2 mil pessoas em lista de espera para receber um transplante renal e no Brasil o acesso ao transplante de órgãos sólidos tem sido limitado pela desproporção crescente entre o número de órgãos disponíveis e o número de doentes em lista de espera.
A sessão de abertura decorre no dia 9 de Outubro às 8h30, contando com a participação de Helder Trindade e Ana França do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e os presidentes da Sociedade Portuguesa de Transplantação, da Sociedade Espanhola de Transplantação e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.
O programa do congresso está disponível em http://www.spt.pt/congresso/programa.htm