Um estudo publicado recentemente na revista científica Osteoarthritis and Cartilagedemonstrou que a administração de células estaminais mesenquimais obtidas a partir de sangue do cordão umbilical promoveu a regeneração de cartilagem articular danificada em modelos animais.
A cartilagem articular é uma estrutura resistente e elástica que cobre a superfície dos ossos que compõe uma articulação.
A sua principal função é permitir o deslizamento das superfícies articulares entre si, de uma maneira suave e sem atrito; o suporte de pressões pelas articulações e a distribuição uniforme das pressões intra-articulares.
A cartilagem não é vascularizada nem inervada, não tendo por isso capacidade de cicatrização, mesmo após uma pequena lesão.
Assim, uma lesão da cartilagem articular leva à diminuição da proteção do osso que se encontra sob ela, resultando em dor articular, limitação funcional e, nos casos mais graves, na perda total do movimento.
As estratégias atuais para tratar estas lesões não permitem a regeneração da cartilagem de forma adequada, sendo por isso necessário desenvolver uma terapêutica que seja eficaz.
Neste contexto, um grupo de investigadores desenvolveu um estudo com o objetivo de investigar a viabilidade de transplantar células estaminais mesenquimais de sangue do cordão umbilical humano (UCB-MSC), em conjunto com um hidrogel de ácido hialurónico (HA), para reparar defeitos de cartilagem articular em coelhos, e determinar se as células transplantadas se mantinham no local ou desapareciam.


















