Um ano após a inauguração do novo espaço do Centro de Investigação e Ensaios Clínicos (CIEC) da ULS São João, esta unidade orgânica posiciona-se como um pilar da realização de ensaios clínicos, articulando-se com os investigadores e direções dos vários serviços clínicos da ULS. Com a criação deste Centro, o trabalho tornou-se mais eficiente, o que se refletiu num aumento do número de visitas de ensaio clínico. A cada momento estão a ser negociados ou iniciados 15 a 20 novos ensaios clínicos, enquanto outros se encerram em simultâneo.
“Atualmente constituída por seis coordenadoras de ensaios clínicos, uma enfermeira, uma técnica superior de diagnóstico e terapêutica (cardiopneumologia), uma assistente técnica, uma assistente operacional, uma gestora e um coordenador médico, esta equipa regista níveis de satisfação elevados, bem como uma melhor reputação e ainda uma progressão económico-financeira positiva”, explica João Massano, diretor do CIEC.
Os serviços clínicos com maior número de ensaios em curso são a Gastrenterologia, Oncologia Médica, Pediatria, Pneumologia, Neurologia, Endocrinologia, Hematologia Médica, Dermatologia e Oftalmologia. Em alguns ensaios clínicos, a ULS São João tem sido destacada por ser top recruiter (centro nacional com mais doentes incluídos).
O CIEC, cuja criação contou com o mecenato de Maria Fernanda Amorim, o Grupo Violas, a Super Bock Group e o Grupo Fuste, transpõe para a sua visão estratégica e atividade quotidiana a tripla missão institucional de assistência clínica, investigação e formação de profissionais. “Por isso, procuramos colocar ao dispor dos nossos utentes e investigadores clínicos os programas de desenvolvimento que veiculam a inovação terapêutica mais disruptiva, em detrimento da mera inovação incremental. O CIEC colabora na formação de médicos da especialidade de Farmacologia Clínica da ULS São João, tendo já despertado o interesse de outras especialidades médicas. No futuro, tentaremos expandir a nossa capacidade formativa a outros profissionais ligados a esta área”, acrescenta o responsável.
Os ensaios clínicos são o meio de transpor o resultado da mais avançada investigação biomédica laboratorial para a realidade clínica, permitindo testar novas formas de tratar ou prevenir doenças, frequentes e raras. Trata-se de uma atividade de grande inovação que utiliza produtos de elevado grau de maturidade na cadeia de investigação e desenvolvimento. Todos os processos são rigorosamente planeados, implementados, avaliados e auditados, minimizando riscos e maximizando a probabilidade de eficácia clínica.