A Sanofi e a Direção-Geral da Educação (DGE) assinam protocolo de colaboração com o objetivo de promover sessões de literacia em saúde sobre Dermatite Atópica e Doenças Raras nas escolas do país. Estas atividades enquadram-se no âmbito do domínio da saúde da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
O propósito é criar iniciativas que desenvolvam competências de saúde e bem-estar entre alunos, no âmbito do Projeto Literacia em Saúde da Sanofi direcionado para a Dermatite Atópica e Doenças Raras, visando criar um ambiente escolar mais saudável, inclusivo e informado acerca da dermatite atópica, onde os alunos possam aprender sobre saúde. Esta é uma doença que requer cuidado diário e que afeta o quotidiano das crianças.
Com o apoio da ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal – a Sanofi lançou uma coleção de livros da Diana que contam a história de uma criança que vive com Dermatite Atópica. Procura-se procura mostrar pelo que passam algumas crianças que sofrem com Dermatite Atópica e que fazem parte destes projetos. O protocolo inclui também sensibilização para as doenças raras através de livros infantis que contam a história de crianças afetadas pelas doenças de Pompe, Gaucher, Fabry e MPS e que, apesar de raras, devem ser conhecidas e consideradas. A Sanofi associa-se à Direção-Geral da Educação para sensibilizar as crianças para a importância de cuidar da sua saúde e para em conjunto com os professores serem promotores e agentes de saúde pública. Para a Sanofi, é fundamental ter o apoio de uma entidade como a DGE para fomentar o conhecimento sobre as doenças inflamatórias tipo 2 e sobre as doenças raras junto das comunidades escolares, contribuindo assim para a literacia em saúde dos mais jovens, dada a sua incidência nas crianças.”, refere Francisco Rocha Gonçalves, Head of Market Access, Public Affairs and Trade da Sanofi Portugal. “Estamos muito entusiasmados com esta parceria e acreditamos que terá um impacto muito positivo e reforçará o compromisso da Sanofi na promoção da saúde no nosso país,” conclui.
Para a DGE, o mote desta iniciativa tem a mesma base. “Só desenvolvendo, princípios, competências, valores será possível sensibilizar os mais jovens para este tipo de doenças, ainda muito pouco faladas. A colaboração de especialistas das áreas, que promovam ações formativas e lúdicas, como é o caso dos Livros de Educação para a Saúde, sobre a Dermatite Atópica e Doenças Raras, que se inserem no Programa de Literacia em Saúde da Sanofi Portugal pode fazer toda a diferença”.
A Sanofi acredita que investir na promoção da literacia em saúde nas escolas deve ser um processo contínuo, com o objetivo de desenvolver competências em crianças e jovens, permitindo-lhes enfrentar-se positivamente e fazer escolhas individuais conscientes e responsáveis.
Esta colaboração é o início de um caminho importante para a promoção contínua da reflexão e a prática da cidadania entre os jovens, sendo a escola um dos principais meios de transmissão de conhecimento e comportamentos cívicos.