No dia 12 de outubro (quinta-feira) realiza-se, na Ordem dos Médicos, em Coimbra, mais uma sessão dos “Serões com Ética”, prosseguindo assim a programação deste importante ciclo de debates.
Amanhã, o tema em análise é a obstinação terapêutica, isto é, a aplicação de todos os métodos – diagnósticos e terapêuticos conhecidos – que visam o aumento da duração da vida sem qualquer benefício para o paciente em fase terminal.
Com a moderação de Fontes Ribeiro e Manuel João Brito, nesta quinta sessão serão intervenientes Isabel Santana, Marta Pereira e Manuel Teixeira Veríssimo que irão abordar as diferentes perspetivas da não realização de tratamento fútil, sem fundamento ou obstinado em qualquer fase do ciclo da vida humana.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), através do seu Gabinete de Ética e Deontologia, desenvolve cada debate em formato híbrido – presencial, na Sala Miguel Torga; online, através da plataforma Zoom – de forma a proporcionar uma ampla participação.
Recorde-se que esta iniciativa contempla sete sessões, de maio a dezembro (com interrupção em agosto), sempre das 21h30 às 23h00. Em cada quinta feira por mês é desenvolvido um tema diferente, contando com a perspetiva e análise de ilustres palestrantes que irão fazer uma reflexão ética sobre várias questões clínicas, atuais e emergentes. O evento é aberto a toda a comunidade.