O Congresso Nacional de Senologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), está de regresso para a sua 12.ª edição. De 6 a 8 de novembro, o Hotel Cascais Miragem, em Cascais, será o palco do debate, da atualização e partilha de conhecimento sobre a medicina de precisão no cancro da mama, que serve de mote para o evento deste ano.
O programa do XII Congresso Nacional de Senologia reúne diversas sessões científicas que visam a partilha de experiências entre os vários profissionais envolvidos no diagnóstico, tratamento e acompanhamento do doente. Ao longo dos três dias, mesas redondas, conferências, sessões de debate e simpósios irão colocar em destaque temas como a abordagem multidisciplinar do cancro da mama, o avanço na classificação do cancro, a digitalização, a importância da personalização do tratamento ao doente, guidelines e o apoio para sobreviventes de cancro da mama. Serão também apresentados trabalhos científicos originais e inovadores, culminando na distinção dos melhores, na cerimónia de encerramento.
De acordo com o presidente da SPS, Dr. José Carlos Marques, “no ano em que a Sociedade Portuguesa de Senologia celebra o 35.º aniversário, além de procurarmos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos nossos percussores, queremos, sobretudo, homenageá-los”. Acrescenta ainda que este Congresso representa um “excelente momento para promover as melhores práticas junto das doentes, em todas as vertentes do seu tratamento”.
Na manhã do primeiro dia do XII Congresso Nacional de Senologia, terão lugar dois cursos: o Curso de Imagiologia Mamária e o Curso de Medicina de Precisão. Ambos destinados a todos os participantes, pretendem “mostrar de forma prática os avanços e as práticas a adotar na área da Senologia, aliando à vertente tecnológica, com a introdução da inteligência artificial na prática clínica”.
Será ainda atribuído o Prémio de Investigação Noémia Afonso pelo segundo ano consecutivo, em homenagem à sua contribuição na melhoria da intervenção clínica e pelo real impacto no desenvolvimento científico. “A primeira edição deste prémio foi um sucesso e é o nosso desejo continuar a homenagear a nossa colega que foi muito importante para a Senologia portuguesa, e que nos abandonou de forma prematura”, refere o presidente da SPS.
As inscrições estão abertas a especialistas, internos, enfermeiros, técnicos, estudantes, outros profissionais de saúde e delegados de informação médica que queiram participar no Congresso e decorrem até 27 de outubro.
Toda a informação disponível no site oficial do XII Nacional Congresso de Senologia.