Depois do sucesso da primeira edição, as Segundas Jornadas de Patologia Pulmonar Crónica acontecem nas instalações do Ateneu Comercial do Porto, entre os dias 13 e 14 de novembro. Para esta iniciativa são esperados cerca de 150 participantes para debater as várias patologias ligadas ao pulmão.
Dirigidas sobretudo a internos e jovens especialistas, as Jornadas de Patologia Pulmonar Crónica pretendem ser transversais a todas as especialidades que apresentem interesse na área respiratória.
Ao longo de dois dias, especialistas de renome nacional irão abordar temas como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a Pneumonia Intersticial Idiopática, a relação do Médico de Família e a Pneumologia, Radiologia, a par dos cursos de Ventilação Não Invasiva e de técnica inalatória.
Segundo o Prof. José Alves, Presidente das Jornadas, “O principal objetivo é formar os jovens médicos, apresentando novidades terapêuticas e suas aplicações práticas, dando uma dimensão de realidade ao conhecimento teórico.”
Um dos temas abordados é a DPOC, considerada uma das principais causas de morbilidade crónica, de perda de qualidade de vida e de mortalidade, segundo a Direção Geral da Saúde. Os fatores de risco são, sobretudo, a idade superior a 60 anos, o sexo masculino e a exposição tabágica. Contudo, apesar de mais frequente nos fumadores e ex-fumadores, também os não fumadores, homens e mulheres, podem ser atingidos pela doença, o que leva à necessidade de se prestar mais atenção a outros fatores que possam estar associados a esta patologia, como a exposição ao pó, ao fumo, a químicos e a poluentes atmosféricos.
Facebook
- Qual o impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado?10 Jul , 2025
- Vitamina D melhora a saúde reprodutiva10 Jul , 2025
- Nova tecnologia permite deteção mais precoce e precisa de doenças como o cancro e infeções graves10 Jul , 2025
- Centro 2030 abre concursos para apoiar infraestruturas hospitalares e património cultural7 Jul , 2025
Publicidade
-