Em 2012 o Hospital de Santa Maria – Porto lançou a campanha “Vamos Ajudar!” com o objectivo de recolher produtos alimentares e artigos de primeira necessidade para o projecto “Porta Solidária”, uma instituição de solidariedade social localizada na Praça do Marquês de Pombal, no Porto, que presta assistência a famílias carenciadas, idosos e doentes daquela paróquia do Porto.
Este ano o Hospital de Santa Maria – Porto é mais uma vez o impulsionador desta grande campanha de solidariedade para a “Porta Solidária”, que desde há cinco anos recolhe produtos alimentares e bens essenciais, como vestuário de homem, senhora e criança e produtos de higiene pessoal. Os artigos doados podem ser entregues na recepção do hospital até ao final do mês de Dezembro.
Saliente-se que em 2015 a “Porta Solidária” recebeu uma média de 204 utentes por mês, tendo servido, durante todo o ano, 52.673 refeições, das quais 2.333 para crianças. É nas cozinhas do Hospital de Santa Maria – Porto, geridas pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, que é confeccionada a sopa que a “Porta Solidária” oferece diariamente.


















