O Centro Académico e Clínico de Coimbra (Coimbra Health), que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e a Universidade de Coimbra (UC), está no World Health Summit 2024, que se realiza de 13 a 15 de outubro em Berlim, Alemanha.
Este encontro de líderes globais em saúde decorre sob o tema “Building Trust for a Healthier World” e reúne representantes de política, ciência, setor privado e sociedade civil para debater e propor soluções inovadoras para melhorar a saúde global e o bem-estar de todas as populações.
Nesta edição, o Coimbra Health assegurou a eleição do Embaixador Almeida Sampaio, Presidente do Conselho Estratégico do Coimbra Health, para o Executive Board do WHS Academic Alliance, reforçando a presença estratégica de Coimbra no panorama da saúde global.
O Coimbra Health, membro da WHS Academic Alliance, desde 2016, está representado nesta edição por Alexandre Lourenço, Presidente da ULS de Coimbra e do Conselho Diretivo do Coimbra Health, Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), e Joaquim Murta, Professor da FMUC e Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS de Coimbra.
Um dos momentos centrais da cimeira será a apresentação da Ronda de Investimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), intitulada “All for Health, Health for All: Signature Event for the WHO Investment Round”, que terá lugar na segunda-feira, 14 de outubro, às 18 horas. Entre os oradores confirmados para este evento de alto nível encontram-se Olaf Scholz, Chanceler da Alemanha, Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, e Bill Gates, Presidente da Fundação Gates.
Cristina Vaz Tomé, Secretária de Estado para a Gestão da Saúde de Portugal, intervirá no painel dedicado à resistência aos antimicrobianos, uma das mais graves ameaças à saúde pública global. Este painel discutirá estratégias para mitigar o impacto crescente desta crise.
A WHS Academic Alliance é uma rede global de instituições académicas de renome, dedicada ao avanço da saúde em todo o mundo. Criada para fomentar a cooperação entre universidades, centros de investigação e hospitais, a aliança promove a investigação de ponta e a inovação em saúde. Com cerca de 30 membros internacionais, a WHS Academic Alliance desempenha um papel crucial na agenda do World Health
Summit, colaborando com líderes de diversas áreas para enfrentar os principais desafios globais de saúde.
O World Health Summit 2024 constitui uma plataforma crucial para promover a cooperação internacional, com uma agenda focada em enfrentar os principais desafios de saúde global, com especial ênfase na construção de confiança e parcerias para melhorar o acesso à saúde e o bem-estar em todo o mundo.