A Administração Regional de Saúde do Centro, a Fundação Portuguesa de Cardiologia e cinco empresas do setor da restauração coletiva celebram amanhã, 25 de março, às 15:00, em Coimbra, um protocolo de cooperação para a redução dos consumos alimentares de sal.
Idealizado no âmbito do Projeto minorsal.saúde, concebido pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC, o protocolo pretende melhorar a articulação entre todas as entidades no que se refere a questões com implicações na saúde da população da região Centro e será assinado na sede da ARSC pela Eurest, Gertal, Itau , Uniself e Ica.
Tendo como principal objetivo a redução da mortalidade específica por doenças cerebrovasculares, o Projeto minorsal.saúde, que pretende reduzir o sal adicionado na confeção dos alimentos, utilizando uma metodologia de intervenção baseada numa diminuição progressiva e faseada, tem sido implementado através do pão.come e sopa.come, projetos que incidem preferencialmente nos alimentos mais consumidos pela população portuguesa.
Estrategicamente, o minorsal.saude foi alinhado por princípios de parcerias com a indústria alimentar, empresas de distribuição, empresas de restauração coletiva e estruturado numa rede de serviços de saúde pública multidisciplinares (médicos de saúde pública, técnicos de saúde ambiental, técnicos de laboratório, nutricionistas e engenheiros sanitaristas). Esta estratégia tem servido de garante a uma prossecução continuada no tempo, com metas definidas e avaliadas periodicamente.