A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED), que representa mais de 60 por cento do setor das tecnologias médicas, vai ser liderada por Antonieta Lucas, no biénio 2015-2016.
Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Clássica de Lisboa, pós graduada em Avaliação Económica pelo ISEG e com PAGEF da Universidade Católica, Antonieta Lucas é Diretora Técnica e de Assuntos Regulamentares da Alcon, empresa especializada em cuidados oftalmológicos, do grupo Novartis, há mais de 20 anos.
A atual presidente da APORMED, com 51 anos, casada e com 2 filhas, acumula ainda a Presidência do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos até ao final deste ano.
A nova Direção da APORMED, liderada por Antonieta Lucas, é representada também pelas empresas Johnson & Johnson, Medtronic, Baxter e Pulmocor. A Assembleia Geral é composta pelas empresas JMV, ST. Jude Medical e Medicinália e o Conselho Fiscal conta com a Normax, B. Braun Medical e Laboratórios Inibsa.
Para o biénio 2015-2016, a nova direção da APORMED definiu como objetivos estratégicos a manutenção do esforço de sensibilização dos decisores governamentais quanto à adoção de eventuais medidas que possam agravar a estabilidade económica e financeira e a operacionalidade das empresas do sector. No aspeto regulamentar o objetivo será o de acompanhar as iniciativas legislativas em curso, quer a nível nacional, quer europeu, sobre contratação pública, avaliação económica (SiNATS) e de revisão das Diretivas sobre dispositivos médicos. A formação dos profissionais do sector, o incentivo à investigação e inovação, a aposta na comunicação e o reforço da relação privilegiada com os principais parceiros, serão igualmente áreas a privilegiar.
A APORMED é a maior associação nacional das empresas que atuam no sector dos dispositivos médicos e tecnologias para a saúde. O sector de dispositivos médicos é caracterizado por empresas que investem regular e fortemente na inovação, de forma a permitir o acesso dos doentes a terapias associadas a importantes ganhos em saúde.