A Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (A.N.D.A.R.) organiza nos dias 9 e 10 de Abril, no âmbito do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, as XV Jornadas da Associação, uma iniciativa que reúne doentes, reumatologistas, políticos e responsáveis pela saúde pública em Portugal em torno da discussão do presente e futuro da artrite reumatóide.
O encontro, que terá lugar no Hotel Altis em Lisboa, conta com a intervenção de médicos, deputados e de representantes de entidades reguladoras da saúde em Portugal que, durante dois dias, vão abordar um extenso programa de temas relacionados com a doença.
O dia 9 de Abril, mais dedicado aos profissionais de saúde, terá como principais temas em destaque a discussão dos direitos e deveres do SNS, a apresentação dos novos dados sobre a artrite reumatoide através do Epireuma.pt, a apresentação dos estudos mais recentes na área da artrite reumatoide e a abordagem ao plano de financiamento científico da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e à oportunidade para o estudo da artrite reumatóide.
No dia seguinte, dia 10 de Abril, o foco serão os doentes e os temas em discussão passam pela abordagem às políticas de saúde na perspectiva do cidadão, os direitos e deveres dos doentes, as terapêuticas da artrite reumatóide – os medicamentos, as diferenças entre biotecnológicos e biossimilares e o controlo da depressão na artrite reumatóide –, as comorbidades associadas à doença e o controlo desta ao nível da adesão à terapêutica, da prática do exercício físico e das actividades como a hidroginástica, hidroterapia e termalismo.
“Por forma a assinalar os 20 anos da associação foi planeado um programa extenso de temas a abordar que serão divididos em dois dias de trabalho, um dedicado aos profissionais de saúde e outro aos doentes”, refere Arsisete Saraiva, Presidente da A.N.D.A.R. Arsisete Saraiva adianta ainda que “no dia 11 de Abril, sábado, realizaremos também uma Missa de Homenagem a todos os doentes com Artrite Reumatóide e seus familiares que nos deixaram, que será celebrada pelo Senhor Cardeal D. Manuel Clemente, às 12h00, na Igreja de São João de Brito”.