Estão abertas as candidaturas à Bolsa de Inovação em Contraceção, uma iniciativa pioneira da Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPDC), com consultoria especializada da NOBOX e apoio da Organon, que procura identificar áreas de melhoria no aconselhamento e gestão da utilização dos métodos contracetivos nas instituições de saúde nacionais, bem como apoiar a implementação de potenciais soluções no terreno.
A bolsa contempla a oferta de um programa de consultoria de 150 horas.
Até 6 de junho, podem candidatar-se a esta bolsa equipas de até 3 profissionais de saúde da mesma Unidade Local de Saúde, que estejam envolvidos na prestação de cuidados contracetivos: Médicos de Medicina Geral e Familiar, Ginecologistas, Obstetras, Enfermeiros, entre outros. Podem ser todos da mesma especialidade ou não, constituindo assim uma equipa com cariz multidisciplinar.
Para Amália Pacheco, Presidente da SPDC, “Esta bolsa representa uma oportunidade concreta para aproximar os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários, promovendo projetos colaborativos com impacto real na área da contraceção e da saúde reprodutiva. É o momento de inovar, de repensar práticas e de contribuir para melhores cuidados de saúde para todas as mulheres.”
Diogo Fernandes da Silva, Co-founder and CEO da NOBOX, explica que com esta Bolsa “Queremos dar aos profissionais de saúde a oportunidade de melhorar problemas reais, vividos no seu dia a dia. O nosso papel será mergulhar a fundo nesses diagnósticos e, em conjunto com as equipas, desenvolver um processo alargado de ideação e exploração de novas soluções. Mais do que gerar ideias, queremos ajudar a concretizá-las e a implementá-las no terreno.”