O movimento ‘#ProjectOpenAir’ apresentou hoje um equipamento integral de proteção de profissionais de saúde que foi concebido por uma equipa de voluntários, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e com a Latino Group.
O fato, que se designa por ‘Font Line Medic Protection’, surgiu da iniciativa e necessidade identificada pelo médico Miguel Onofre Domingues, que, apesar da sua larga experiência em cenários de guerra, relatou que nunca se tinha sentido tão desprotegido como no combate à pandemia de covid-19 por falta de equipamento adequado de proteção.
De acordo com o professor André Dionísio Rocha, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL e um dos mentores do projeto, o fato integral funciona como “uma armadura contra a covid-19” e pode ser reutilizado, com lavagens regulares, tal como estabelece a certificação que lhe foi atribuída pelo CITEVE, que atesta que este fato suporta 25 lavagens sem perder propriedades.


















