O próximo dia 27 de Julho assinala o primeiro Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço. O Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço promove, em parceria com vários hospitais nacionais, a realização de rastreios gratuitos à população.
Lisboa, Loures e Porto são as cidades que comemoram o 1º Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço. Para sensibilizar para uma doença que mata 3 portugueses por dia, vários hospitais nacionais promovem rastreios gratuitos à população, entre as 10h00 e as 13h00.
“O tratamento numa fase inicial da doença apresenta taxas de sucesso entre os 80% e 90%, por isso é extremamente importante que as pessoas em idade ativa, especialmente aquelas que têm hábitos de risco como o tabagismo ou o consumo excessivo de álcool, procurem um especialista e façam o rastreio”, sublinha Ana Castro, médica oncologista e Presidente do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço.
A divulgação do rastreio tem o apoio da Associação ASADOCORAL, a Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral, que vai distribuir folhetos informativos sobre a doença, sensibilizando para os sintomas, factores de risco e formas de prevenção.
Hospitais com rastreios gratuitos:
- Hospital Beatriz Ângelo, Loures
- IPO do Porto
- Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António
- Centro Hospitalar de São João
- Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria
- Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia | Espinho
- CUF Porto Hospital
- CUF Porto Instituto
- CUF Descobertas
- CUF Infante Santo
- Clínica Quadrantes – Miraflores
- Hospital da Luz
Será necessária uma inscrição prévia junto de cada Instituição de saúde.