No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, 1 de Dezembro, o Grupo de Mulheres com Intervenção na Sociedade (M.A.I.S.) da SER+, Associação Portuguesa Para a Prevenção e Desafio à Sida, vai promover a conferência “VIH e os Afetos”, que decorre na Sala do Senado, na Assembleia da República, entre as 9:00 e as 14:00.
A iniciativa tem como o objetivo de debater a problemática do VIH em Portugal, nomeadamente no que respeita à discriminação das pessoas que vivem com a doença e conseguir resoluções nesta matéria.
Dividida em três painéis – Eu, a Família e os Amigos; Eu e o Meu Parceiro; Eu e os Filhos –, a conferência vai reunir diversas Organizações Não-Governamentais na área do VIH, assim como membros da classe política.
No debate, composto por três painéis, participarão ainda o deputado Ricardo Baptista Leite, membro da Comissão Parlamentar de Saúde e coordenador do Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Problemática VIH/Sida, António Diniz, diretor do Programa Nacional de Prevenção e Controlo do VIH/Sida. A moderação dos painéis está a cargo de Marina Caldas.
Serão ainda apresentados e discutidos os resultados do questionário “VIH e os Afetos”, um questionário realizado a pessoas que vivem com a infeção e desenvolvido pelo grupo M.A.I.S.