Amanhã, 1 de outubro, começam a funcionar duas novas unidades de cuidados continuados nos distritos de Aveiro e Viseu, respetivamente, a UCCI do Centro Paroquial e Social de Sta. Marinha de Avanca e a UCCI da Associação de Solidariedade Social Alto do Paiva, em Vila Nova de Paiva. Cada uma das unidades tem capacidade instalada para 25 camas na área dos cuidados de longa duração.
Com a entrada em funcionamento das novas unidades, a região Centro passa a dispor de 1.940 camas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
A RNCCI, recorde-se, é um projeto conjunto dos ministérios da Saúde e da Solidariedade e Segurança Social e é formada por um conjunto de instituições, públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social.
Os CCI promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia e, por isso, estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.