O Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia lança campanha de sensibilização sob o mote “Ouve o teu coração!”, no âmbito do Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, que se assinala a 6 de Maio.
A Campanha “Ouve o teu coração!” tem como objetivo sensibilizar a população, os profissionais de saúde, a classe política e a comunicação social para uma doença que afeta cerca de 400 mil portugueses e que todos os anos mata mais pessoas que alguns tipos de cancro.
“A insuficiência cardíaca é um problema grave de saúde pública porque representa uma elevada mortalidade e morbilidade. A falta de conhecimento sobre a doença leva as pessoas a não valorizar os sintomas, confundindo esses sinais com o processo natural de envelhecimento. O cansaço, falta de ar e dificuldade em desempenhar as tarefas diárias são sintomas que não devem ser ignorados”, explica a Professora Cândida Fonseca, Coordenado do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca.
Em Portugal, a insuficiência cardíaca afeta mais de 4% da população, ou seja, cerca de 400 mil pessoas e representa uma despesa que varia entre os 140 milhões e os 210 milhões de euros anuais em saúde. Prevê-se que a sua prevalência possa aumentar entre 50% a 70% até 2030, sendo, dessa forma, crucial prestar atenção a esta doença que, na Europa, é já a principal causa de internamento hospitalar após os 65 anos de idade.
Durante a Semana Europeia da Insuficiência Cardíaca, nomeadamente no dia 6 de Maio, serão promovidas várias iniciativas em Lisboa (Praça do Saldanha), Porto (Largo Amor de Perdição) e Évora (Praça do Giraldo), nomeadamente:
- 17h00: Largada de Balões
- 16h00: Aula de Aeróbica