A Merck, empresa líder em tecnologia e ciência, integrou o projeto DiViNe, um consórcio europeu que reúne seis empresas para analisar os maiores desafios ao desenvolvimento, fabrico e distribuição de vacinas.
O objetivo do projeto DiViNe é criar um programa de purificação de vacinas, integrado e eficiente, adaptado especificamente para as vacinas que atingem rendimentos mais elevados, preservando a integridade do produto.
O DiViNe é coordenado pelo iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica que já conseguiu já garantir um financiamento de 5,8 milhões de euros através do programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia.
A colaboração da Merck neste projeto vai focar-se na simplificação do processo de purificação da vacina, que tipicamente se baseia em cromatografia de afinidade, um método de captura de anticorpos. Para suportar este objetivo, a Merck irá fornecer materiais de cromatografia e tecnologias de acoplamento.
“As etapas de purificação representam significativos custos de produção para a maioria dos fármacos biológicos.” afirma Udit Batra, Membro do Conselho Executivo da Merck e CEO – área de Life Science. “Ao forcarmos nestas ineficiências, temos uma excelente oportunidade para melhorar drasticamente as taxas de recuperação. Enquanto líderes na indústria de cromatografia, estamos ansiosos para contribuir com a nossa experiência para o DiViNe, ajudando a identificar as eficiências do processo e apoiar um maior acesso às vacinas a preços acessíveis.”
A plataforma de purificação integrada do projeto DiViNe será, numa primeira fase, testada com vacinas heterogéneas, incluindo glicoconjugados, proteínas antigénicas e vírus. Após ser validada com as vacinas, o consórcio planeia implementar a sua plataforma de purificação nos processos posteriores para outros produtos biológicos, incluindo proteínas recombinantes, vetores de terapia genética e produtos sanguíneos.
Do consórcio DiViNe fazem parte a Affilogic (França), Aquaporin (Dinamarca), GenIbet Biopharmaceuticals (Portugal) e a GlaxoSmithKline (Itália). O projeto é financiado pelo programa Europeu de investigação e inovação – Horizonte 2020 – sob contrato de subvenção N° 635770.
O DiViNe é parte integrante do programa mais alargado da Merck na área das vacinas, incidindo nos maiores desafios em relação às vacinas: custos, rapidez, acessibilidade e distribuição. Recentemente, a Merck juntou-se a um conjunto de parceiros globais para apoiar o desenvolvimento, mais célere e rentável, de novas vacinas necessárias para combater doenças com o Ébola, Zika e gripe.
Outros projetos – como o DiViNe – procuram simplificar os processos de produção, tornando-os mais favoráveis à transferência de tecnologia para países em desenvolvimento. Em conjunto estas iniciativas irão contribuir para aumentar o acesso a cuidados de saúde de elevada qualidade, em especial nos países em desenvolvimento.