Entre os dias 17 e 19 de Dezembro a Amplifon, especialista em Reabilitação Auditiva, vai levar a cabo uma campanha de sensibilização e mobilização aos habitantes das zonas de Campo de Ourique e Almada, para alertar para a importância de uma monitorização regular da saúde auditiva.
Esta campanha visa combater a falta de proatividade na procura de apoio profissional comum entre a população sénior, que muitas vezes, mesmo após perceber a perda de sensibilidade auditiva, deixa a situação arrastar até alcançar estados graves e irreversíveis e cuja reabilitação é, muitas vezes, demorada e complicada. Em alguns casos, esta situação é frequentemente acompanhada por uma tendência para o isolamento e um estigma de negação.
Para contrariar esta tendência, serão criadas equipas de rua que vão andar nos locais públicos onde este grupo alvo normalmente se encontra, a realizar rastreios auditivos digitais através de iPad.
Caso as respostas indiquem algum potencial problema auditivo, estes agentes irão acompanhar as respetivas pessoas ao Centro Amplifon mais próximo ou em alternativa entregam-lhe um voucher para realizarem um exame mais completo e gratuito no centro mais próximo com um audiologista.
Segundo as últimas estimativas, até 2015, 60% da população nacional com mais de 65 anos poderá sofrer de perda auditiva. Existem soluções eficazes para este tipo de problemas, desde que detectados precocemente com o aconselhamento especializado.