Para debater os problemas que afetam o tratamento das doenças autoimunes em Portugal, o NEDAI vai promover a sua 21ª reunião anual e o 4º Congresso Nacional de Autoimunidade de 16 a 18 de Abril, em Coimbra, um evento que conta com a colaboração e participação de muitas especialidades médicas que estão interessadas neste tipo de doenças e que querem colaborar num espírito aberto de entreajuda.
A principal preocupação nesta reunião será discutir o doente como um todo, porque, como refere José Delgado Alves, coordenador do NEDAI, “nas doenças autoimunes sistémicas é mais importante o médico (ou a equipa) que sabe tratar a doença e as suas complicações, vendo o doente como um todo, do que a especialidade formal que tem. Entendo que estes doentes não devem ser tratados obrigatoriamente por uma ou outra especialidade específica, mas sim pela equipa que sabe de facto tratá-los por inteiro, qualquer que seja a sua formação de base. Por estas razões, acreditamos que a Medicina Interna é uma das especialidades mais preparadas para o fazer. E esse reconhecimento já existe no serviço nacional de saúde através de múltiplas consultas e unidades de doenças autoimunes da responsabilidade de especialistas de Medicina Interna, presentes em todo o país”.
Ao longo dos três dias estarão em foco as áreas dos tecidos alvo e desenvolvimento da autoimunidade; transplante hematopoiético nas doenças autoimunes (DAIS); doenças indiferenciadas do tecido conjuntivo; gravidez e DAIS; sistema gastrointestinal e DAIS; pulmão e DAIS; rim e DAIS; sistema cardiovascular e DAIS; competência e formação em DAIS; e registos nas DAIS.
+ informação consulte http://www.nedai.org/.