A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) nasceu a 17 de janeiro de 1974 e celebrou, em 2026, 52 anos de dedicação à saúde respiratória em Portugal. Ao longo de mais de cinco décadas de atividade, a SPP tem afirmado um percurso marcado por uma forte visão científica, espírito pioneiro e um compromisso permanente com a excelência clínica, a formação médica contínua e a investigação, como sublinha Jorge Ferreira, atual presidente da Direção.
Apesar de uma história sólida e amplamente reconhecida, a liderança da Sociedade reforça a importância de manter um olhar atento ao futuro, numa área central da Medicina. Segundo Jorge Ferreira, a Pneumologia enfrenta hoje desafios exigentes, de natureza demográfica, ambiental e epidemiológica, que reclamam novas respostas, maior integração de conhecimento, trabalho multidisciplinar e uma abordagem cada vez mais centrada na pessoa e na sociedade.
Ao assinalar 52 anos de promoção da formação contínua e da atualização científica dos profissionais de saúde na área da patologia respiratória, bem como de contributo ativo para o aumento da literacia em saúde da população portuguesa, a SPP reafirma o seu papel essencial no sistema de saúde. Nesta data comemorativa, o presidente da Sociedade deixou ainda uma mensagem de reconhecimento e agradecimento a todos os que acompanham, apoiam e constroem diariamente o trabalho da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.



















