O Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído celebra-se mundialmente na última quarta-feira de Abril, este ano a 29 de abril, e a GAES – Centros Auditivos, líder ibérica em soluções auditivas, relembra quais os ruídos do nosso dia-a-dia que poderão ser prejudiciais para a nossa saúde auditiva e quais os que devemos manter sob controlo.
Devemos ter em atenção a exposição contínua a que nos submetemos com certos tipos de ruídos, visto que acima dos 85 decibéis (dB) poderão a danificar a nossa audição e aceleramos o processo de perda auditiva. O tempo máximo de exposição a 85 dB deve ser de oito horas e é altamente recomendado, se for ultrapassado, usar proteção auditiva. Já os níveis de ruído acima dos 140 dB poderão causar graves danos na nossa audição ao expormo-nos a estes, pelo menos, uma vez.
“No futuro, toda uma geração poderá vir a ter graves problemas de audição, que terão aparecido precocemente devido à elevada poluição sonora a que estive submetida. As datas assinaladas como o Dia Internacional da Sensibilização para o Ruído, servem para alertar os portugueses para a necessidade de uma maior prevenção e para os perigos dos ruídos elevados, que no futuro terão um forte impacto no nosso bem-estar”, relembra Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal.
A GAES – Centros Auditivos, líder ibérica no setor da correção auditiva, foi fundada em 1949 em Espanha. A sua atividade cobre desde a fabricação de aparelhos auditivos na fábrica própria Microson, até à sua distribuição e adaptação nos centros auditivos GAES. Comercializa também todos os produtos relacionados com proteção auditiva e sistemas complementares de comunicação e é distribuidora exclusiva do implante osteointegrado PONTO, da marca dinamarquesa Oticon.