O Departamento internacional da Ordem dos Médicos vai organizar a reunião da Primavera da European Network of Medical Competent Authorities (ENMCA), no Hotel Tryp Aeroporto, em Lisboa. a 20 de Abril de 2015.
A ENMCA é a organização que agrega as autoridades nacionais responsáveis pelo reconhecimento das competências médicas, em linha com a Directiva 2005/36/EC sobre reconhecimento de qualificações profissionais.
Esta organização congrega os conhecimentos e experiência prática na abordagem das situações relacionadas com altos níveis de mobilidade profissional.
As organizações participantes reúnem-se regularmente para Partilhar experiências na implementação da Directiva 2005/32/EC sobre o reconhecimento de qualificações profissionais, Trocarem pontos de vista sobre a constante modernização da Directiva 2005/36/EC, Desenvolverem posições comuns e responderem em conjunto às propostas e consultas da CE.
A ENMCA é coordenada pelo Bundesarztekammer (BAK-GMA), Conseil National de l’Ordre des Médecins (CNOM) e pelo General Medical Council (GMC).
Segundo João Miguel Grenho, do Departamento Internacional da Ordem dos Médicos, durante esta reunião discutir-se-ão assuntos relacionados com a Directiva 2005/36/EC e mobilidade profissional, estando previstas intervenções de representantes da Comissão Europeia, Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos, Autoridade de Saúde Pública Belga, entre outras.
Esta importante reunião reforça o papel da Ordem dos Médicos enquanto entidade representativa dos médicos portugueses a nível europeu, salienta o médico.
Num momento em que os médicos portugueses se vêm confrontados com a necessidade de emigrar, em busca de melhores condições profissionais e financeiras, o envolvimento da Ordem dos Médicos na discussão, junto das instâncias europeias, deste fenómeno e das regras que o regem, assume-se como de primordial importância na defesa dos direitos dos médicos e dos utentes portugueses, conclui João Miguel Grenho.