A Joint Commission Internacional (JCI), maior acreditador de instituições de saúde do mundo, volta a atribuir o selo rigoroso de qualidade ao Hospital de Cascais. Esta distinção vem reforçar a segurança dos processos e procedimentos que envolvem doentes, o funcionamento interno e o serviço assistencial prestado no hospital após a primeira acreditação em 2012.
“Sermos novamente reconhecidos pela JCI pela nossa qualidade reforça o nosso compromisso na consolidação de uma cultura que se rege por princípios de segurança e que pretende destacar-se, a nível internacional, pela prática de cuidados de saúde de excelência”, revela Vasco Antunes Pereira, administrador executivo do Hospital de Cascais.
Nos processos de acreditação e reacreditação estiveram envolvidos todos os profissionais do hospital e foram avaliados por peritos internacionais cerca de 1200 requisitos, que abrangeram as Metas Internacionais de Segurança do Doente, bem como padrões clínicos e não clínicos, nomeadamente as funções orientadas para a gestão e organização da unidade hospitalar.
“Esta reacreditação confirma que o Hospital de Cascais segue as melhores práticas definidas nos protocolos internacionais para estabelecimentos de saúde, prestando cuidados de forma segura a quem procura os seus cuidados de saúde. E vem juntar-se a outros reconhecimentos que o Hospital e os seus profissionais têm recebido ao longo dos últimos anos”, conclui Vasco Antunes Pereira.
O Hospital de Cascais conta ainda com uma Certificação de Qualidade nos serviços de Farmácia, Anatomia Patológica, Imunohemoterapia, Imagiologia e Esterilização e foi a primeira unidade de saúde em Portugal distinguida com uma Certificação Ambiental.
A JCI é líder mundial em acreditação de instituições de saúde e autora e avaliadora dos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente. Acredita os maiores hospitais do mundo, como sejam os da Cleveland Clinic, Johns Hopkins ou Mayo Clinic.