No ano em que assinala o seu 25º aniversário, a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) promove, entre os dias 20 e 22 de Outubro, o seu V Congresso, no Hotel Real Oeiras. A iniciativa conta com a presença de mais de 300 profissionais de saúde.
“O congresso pretende ser um espaço de diálogo, discussão, troca de ideias, de opiniões e conceitos em que a ciência se entrecruza com a clinica, com a investigação e com a cultura, no qual participarão a enorme maioria dos profissionais que se dedicam ao estudo e tratamento da Dor em Portugal” explica Duarte Correia, presidente da APED.
Este ano, o tema central do congresso é o da IASP’s 2016 Global Year Against Pain, a dor nas articulações, “um tipo de dor que afeta milhões de pessoas em todo o mundo em particular aquelas com mais de 50 anos, limitante nas atividades de vida diária e profissional, com um impacto muito significativo na qualidade de vida do doente, responsável pelo “presencismo”, baixa produtividade laboral e consequente absentismo ”, explica Duarte Correia.
Em adição o congresso terá um painel sobre Fibromialgia, abordará “as Unidades De Dor e a Acupuntura”, a prescrição e rotação de opióides, “novos horizontes nos tratamentos de intervenção” para controlo da dor, flashes de atualização e workshops.
No dia 21 de outubro, no decorrer das comemorações do Dia Nacional da Luta Contra a Dor, serão entregues os prémios “Desenhar a Minha Dor”, o “Prémio Revista Dor” e o “Prémio Jornalismo/ Dor e o presidente da EFIC proferirá uma conferência alusiva.
O Congresso conta com a presença de participantes de renome mundial, destacando-se o atual Presidente da Federação Europeia da Dor, Chris Wells, Juan António Micó, Presidente da Sociedade Espanhola da Dor, Bart Morlion, Victor Mayoral, Dan Buskila, António Collado, José Castro Lopes.
Também nomes bem conhecidos em Portugal irão estar presentes no congresso, como Miguel Monjardino, que fará parte integrante do debate inaugural sobre “Dor em Português”, bem como João Rodrigues, velejador e Porta-Estandarte nos Jogos Olímpicos Rio 2016, que irá abordar a relação entre o Desporto e Dor no dia 21 de outubro.
A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor.