A sessão de abertura da Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses na Universidade do Algarve tem lugar na próxima sexta-feira, 5 de fevereiro. A cerimónia está marcada para as 16h30, no auditório da Escola Superior de Saúde, no Campus da Saúde.
A pós-graduação, que resulta da parceria entre a Universidade do Algarve e o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, será lecionada com a Escola Superior de Saúde e o apoio do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina. Na ocasião será assinado pelo presidente da INMLCF (Francisco José Brízida Martins) e pelo reitor da Universidade do Algarve (António Branco) o protocolo que estabelece as regras da colaboração entre estas entidades.
A aula inaugural, “A Medicina Legal e as Ciências Forenses na contemporaneidade e em Portugal”, está a cargo de João Pinheiro, vice-presidente do INMLCF.
A pós-graduação decorrerá ao longo de todo o ano de 2016, tendo sido integralmente preenchidas as 30 vagas. Entre os docentes da pós-graduação contam-se, para além de especialistas do INMLCF, magistrados, agentes policiais, juristas e clínicos, que lecionarão módulos de Genética e Biologia Forenses, Química e Toxicologia Forenses, Patologia e Direito, entre outros, com uma componente prática de assistência a autópsias e a exames médico-legais.
O curso tem como principais objetivos proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos avançados nas diversas áreas das Ciências Forenses, desenvolver competências profissionais e favorecer a capacidade de análise e resolução de problemas no contexto forense.
É a primeira vez que o INMLCF desenvolve no Continente uma ação de formação desta envergadura fora das suas próprias instalações. A escolha do Algarve para a realização da pós-graduação justifica-se pela carência de recursos humanos com formação teórica e prática em Medicina Legal e Ciências Forenses na região. as suas próprias instalações.



















