Entre os dias 2 e 5 de outubro, Lisboa, Almada, Amadora, Sintra, Cascais, Oeiras, Coimbra, Castelo Branco, Porto, Gaia, Matosinhos, Maia e Braga receberão a primeira campanha de angariação de fundos da Operação Nariz Vermelho (ONV) a decorrer na rua, com o intuito de angariar fundos para a organização e, dessa forma, permitir que os Doutores Palhaços continuem a levar sorrisos às crianças hospitalizadas. Sob o mote “Seja sorridário”, vários voluntários irão apelar à solidariedade e aos sorrisos dos portugueses, através de donativos monetários.
De forma a despertar a atenção para a iniciativa, na sexta-feira, dia 3 de outubro, entre as 13h30 e as 16h30, várias figuras públicas irão juntar-se aos Doutores Palhaços para uma parada inédita em carros turísticos que percorrerão vários pontos de Lisboa, onde os diversos voluntários estarão a recolher os donativos. O local de chegada previsto será o Largo de Camões.
Depois de um estudo pro bono desenvolvido este ano pela GfK, foi possível perceber que o meio considerado mais adequado, pelos portugueses, para contribuir para as IPSS é através de donativos/compra de géneros alimentares (66%). No que diz respeito aos donativos monetários, o peditório na rua foi o meio que mais se destacou (40%). Paralelamente, o estudo mostrou que 93% estão dispostos a aderir a donativos monetários pontuais para IPSS que apoiam crianças. Os resultados mostraram ainda que uma elevada percentagem dos inquiridos desconhece que a instituição desenvolve a sua atividade de solidariedade recorrendo a profissionais pagos, aplicando os fundos à contratação e devida formação de artistas profissionais (75%).
“Numa altura em que os donativos, quer de empresas quer de particulares, têm diminuído, sentimos necessidade de encontrar uma solução eficaz que permita colmatar essa lacuna. As conclusões do estudo elaborado pela GfK, levaram-nos a considerar que uma campanha de rua alargada a diversos pontos do país em simultâneo seria a melhor aposta. Estamos confiantes que será um sucesso”, afirma Magda Ferro, coordenadora de comunicação e eventos da ONV.
“A dimensão da campanha exigiu parcerias específicas para responder às necessidades operacionais e logísticas. Para além dos parceiros que contribuem a longo prazo com a prestação de serviços para a missão da ONV, entre as quais a GUESS WHAT, a LIDERGRAF, a NOSSA e os TRANSPORTES MONTE PEDRAL, colaboraram de forma pro bono para esta campanha a GO CARS TOURS, o HOTEL IBIS, a ESEGUR, a EUROPCAR, a TUK TUK LISBOA e a XEROX. Todos estes apoios são fundamentais para a viabilidade e sucesso desta campanha”, concluiu Magda Ferro.
Sobre o estudo
O estudo, desenvolvido de forma pro bono para a Operação Nariz Vermelho pela GfK, compreendeu um universo composto por indivíduos a partir dos 15 anos, residentes em Portugal Continental, e uma amostra constituída por 1.254 indivíduos, com uma distribuição proporcional por região. Os trabalhos de campo decorreram entre os dias 10 a 21 de Janeiro de 2014, tendo sido realizados por 54 entrevistadores.
Sobre a Operação Nariz Vermelho
A Operação Nariz Vermelho (ONV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vinculações políticas ou religiosas, que promove semanalmente visitas de Doutores Palhaços às enfermarias pediátricas de treze hospitais do país. Tem como principal objetivo transformar momentos, tornando mais alegre a vivência das crianças hospitalizadas e dos seus familiares. Oficialmente constituída em 2002, a Operação Nariz Vermelho conta atualmente com uma equipa de 22 Doutores Palhaços e 9 profissionais nos bastidores, visitando cerca de 40.000 crianças por ano. Contando já com vários prémios no seu portefólio, a ONV foi distinguida em 2005 com o prémio Serviços Sociais, atribuído pelo Hospital do Futuro, o Diploma de Reconhecimento de Mérito pela Ordem dos Médicos, e em 2009 recebeu pelas mãos da Assembleia da República o Prémio de “Direitos Humanos”.
Facebook
- Associação alerta para incidência crescente do cancro do fígado12 Out , 2025
- Transplante de Medula Óssea: APCL desvenda os caminhos para a recuperação em seminário gratuito10 Out , 2025
- “Dia C: Falamos sobre Cancro da Mama em Comunidade”10 Out , 2025
- Izidoro e Manicómio lançam campanha "O Mentalista" dedicada à saúde mental de pais e adolescentes8 Out , 2025
Publicidade
-