Nos últimos anos, a área dos Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP) tem registado um desenvolvimento significativo, afirmando-se como um campo de intervenção técnica especializada. O seu objetivo é proporcionar cuidados holísticos e suporte a crianças e jovens com doenças crónicas complexas e limitantes e que ameaçam a vida, aliviando a sintomatologia e melhorando a sua qualidade de vida, bem como a das suas famílias.
Com o intuito de colmatar uma lacuna na literatura sobre Saúde Infantil e Cuidados Paliativos, Isabel S. Silva e Ana Bártolo, investigadoras, e Joana Pimenta, pediatra e coordenadora de uma equipa intra-hospitalar de suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos, reuniram uma equipa multidisciplinar de 45 profissionais para escrever a obra “Cuidados Paliativos Pediátricos – Perspetivas Multidisciplinares”, publicada pela LIDEL.
O livro apresenta uma abordagem multidimensional dos CPP, procurando responder às necessidades, preferências e valores dos pacientes em idade pediátrica, sempre tendo em conta as especificidades de cada doença e as exigências do desenvolvimento das diferentes fases do ciclo de vida, bem como considerações éticas e legais específicas.
Estruturada em três capítulos, a obra explora as dimensões da criança, da família e da comunidade, oferecendo modelos e estratégias colaborativas que podem ser aplicadas em diferentes contextos clínicos. Dirigida a profissionais de saúde e estudantes, esta obra constitui um recurso valioso para a prática clínica, bem como uma ferramenta essencial para a formação e investigação nos Cuidados Paliativos Pediátricos.
“Estes cuidados exigem, naturalmente, profissionais de saúde especializados e atualizados, bem como estudos científicos que possam trazer o conhecimento necessário para uma abordagem efetiva e eficaz. […] É, portanto, minha convicção de que este livro será uma fonte valiosa de conhecimento e reflexão para todos os envolvidos no cuidado e na assistência às crianças com doenças crónicas e terminais.”



















