A forma como são transportados os materiais escolares e até a sobrecarga dos mesmos podem causar danos na coluna das crianças e afetar a sua postura. Muitas crianças queixam-se de dores relacionadas com a coluna vertebral e algumas acabam por apresentar lesões ao nível do aparelho músculo-esquelético.
Os resultados do uso inadequado das mochilas podem começar a surgir a curto, médio ou longo prazo. É importante que os pais fiquem especialmente atentos à forma como os mais jovens utilizam as mochilas e que controlem o peso que os mesmos transportam diariamente.
Na altura de escolher a mochila escolar tenha atenção alguns conselhos:
• A mochila deve ser feita de material leve e resistente
• Ter o tamanho igual às costas da criança
• Ter costas almofadadas
• Ter duas alças almofadadas e fáceis de ajustar
• Ter compartimentos para que os materiais escolares sejam arrumados e estabilizados
• Não deve pesar mais de 10% do peso do corpo da criança
Se a criança tem que percorrer longas distâncias a pé, o ideal é optar por uma mochila com rodas e uma pega, para evitar a inclinação do tronco e a sobrecarga da coluna durante o seu transporte. Nos intervalos das aulas e nas viagens, os pais e educadores devem certificar-se que a criança retira a mochila.
Outra questão relacionada com as mochilas escolares advém do facto de, cada vez mais, os jovens as transportarem num só ombro, o que prejudica gravemente a sua coluna e postura.
Neste sentido, é importante que os adultos intervenham na educação dos jovens, ensinando-lhes as melhores formas de transportar os materiais escolares, tendo sempre em atenção que apenas devem levar para a escola o material necessário.
A prevenção de problemas na coluna passa sobretudo pelos educadores, pais e professores, que devem estar atentos, não só ao transporte de mochilas, mas também à postura adotada durante as aulas, à prática de exercício físico e aos sintomas das crianças e adolescentes.
PAULO PEREIRA
Neurocirurgião
Coordenador da campanha Olhe pelas Suas Costas