No âmbito do Mês do Coração, e no sentido de alertar o público em geral para os sintomas que habitualmente não são associados a problemas do coração e que são os primeiros sinais de alerta para a insuficiência cardíaca, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) irá realizar a Conferência “Insuficiência Cardíaca: Cuide da sua máquina”, no próximo dia 24 de maio, pelas 18:30, no El Corte Inglês, em Lisboa.
A iniciativa é moderada por Júlio Isidro e contará com a participação de Manuel Carrageta, cardiologista e Presidente da FPC, e de Nuno Lousada, cardiologista, administrador da FPC e o responsável científico do Mês do Coração em 2016.
“É urgente aumentar o reconhecimento e conhecimento público dos sintomas da insuficiência cardíaca, por isso fazemos este alerta à população para conhecer a doença e não desvalorizar os primeiros sintomas”, explica Manuel Carrageta, orador da iniciativa e presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
Cinco anos é o tempo médio de vida para 50% dos doentes com insuficiência cardíaca, após o seu diagnóstico.
A insuficiência cardíaca ocorre muitas vezes devido a lesão do músculo cardíaco, o que pode acontecer após um ataque cardíaco ou outra doença que afete o coração, ou devido a uma lesão continuada e mais gradual, como acontece na diabetes, hipertensão, doença arterial coronária, colesterol elevado, consumo excessivo de álcool ou abuso de drogas. Na maioria dos casos, a insuficiência cardíaca não tem uma única causa.
Este ano, a Fundação Portuguesa de Cardiologia está a dedicar “Maio, Mês do Coração” à sensibilização para a insuficiência cardíaca. Com o mote ‘Cuide da sua máquina’, a campanha pretende chamar a atenção da população portuguesa para sintomas que habitualmente não são associados a problemas do coração e que são os primeiros sinais de alerta para a insuficiência cardíaca.
A campanha do “Mês de Maio – Mês do Coração” decorre este ano em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Direção Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Seguradores.
Para mais informações sobre a campanha e sobre as iniciativas de “Maio, Mês do coração” consulte o site: http://www.fpcardiologia.pt/