Em 2011, 19% da população portuguesa tinha mais de 64 anos, 9,1% tinha mais de 74 anos. Em 1970 essas percentagens eram respetivamente 9,7 e 3,2. Em 40 anos triplicou a população idosa.
O redesenho da pirâmide etária, acentuado todos os anos pela quebra da natalidade e pelo aumento da esperança média de vida, traz ao conceito de longevidade características de normalidade que o tornam bem distante do acontecimento excecional que foi em tempos.
“Geriatria Fundamental – Saber e Praticar”, da autoria e coordenação de Manuel Teixeira Veríssimo, regente da cadeira de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, torna-se, assim, um livro imprescindível para os profissionais de saúde, famílias e cuidadores de pessoas idosas.
A cerimónia de apresentação desta obra terá lugar no dia 1 de Outubro, quarta-feira, às 18:30, na Sala Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (Avenida D. Afonso Henriques, nº39 – Coimbra).
Na sessão estarão presentes o autor, Manuel Teixeira Veríssimo, o Presidente da SRCOM, Carlos Cortes, a Presidente do Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais, Ana Cristina Rama e a representante da Lidel-Edições Técnicas, Vânia Reis. Uma breve exposição do conteúdo da obra estará a cargo de Helena Saldanha, especialista em Medicina Interna.