O Espetáculo Solidário da Maratona da Saúde voltou a ser um grande sucesso nos ecrãs da RTP no passado dia 30 de Abril, numa emissão de 5 horas, entre as 15H00 e as 20H00.
Uma maratona televisiva que uniu a música à angariação de fundos para a investigação científica sobre doenças neurodegenerativas, o tema desta terceira edição da Maratona da Saúde. Katia Guerreiro foi a embaixadora deste ano, e este espetáculo solidário foi apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato.
Para Katia Guerreiro: “Ser a embaixadora da Maratona da Saúde é para mim um enorme orgulho. É uma situação muito triste receber um diagnóstico que não dá esperança às famílias, o que acontece muitas vezes no caso das doenças neurodegenerativas. A investigação científica é urgente e fundamental para que possamos alimentar a esperança a milhares de pessoas que sofrem destas doenças e a todos os que acompanham o seu processo, sem esperança. E é esta a principal missão da Maratona da Saúde”
Esta iniciativa permite, através do entretenimento, sensibilizar os portugueses para as doenças neurodegenerativas, com testemunhos e histórias de vida que falam na primeira pessoa como é lidar com estas doenças, tais como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença dos Pezinhos, entre outras.
Uma emissão que contou com muitos convidados: Deolinda Kinzimba, St. Dominic’s Gospel Choir, Nelson Antunes, Sete Saias, Ana Sofia Varela, Diogo Lopes, Master Jake, LTCTFG, Luísa Rocha e muitos outros.
Ao longo da emissão, os telespectadores puderam contribuir para esta causa através de chamadas para o número de valor acrescentado 760 20 60 90 (0,60 euros + IVA) e do 21 324 62 70 que deu acesso a um call-center gentilmente organizado pela PT. Aqui participaram muitos voluntários da PT, cientistas e caras conhecidas da RTP.
Na primeira edição, dedicada ao tema do Cancro, a maratona televisiva foi emitida durante nove horas em direto, na RTP1 e RTP Internacional, e permitiu angariar mais de 160 mil Euros para a causa da Maratona da Saúde, através de cerca de 230 mil chamadas telefónicas e o envolvimento de mais de 150 voluntários e na segunda edição, dedicada a Diabetes, permitiuangariar mais de 91 mil Euros.
Para António Coutinho, Presidente da Maratona da Saúde, “Ao todo, depois de dois anos de edições da Maratona da Saúde, já foi possível angariar cerca de 250 Mil euros que já financiou a informação e a sensibilização do cancro e da diabetes e 7 cientistas que desenvolvem a sua investigação no Cancro e na Diabetes. Este ano, o dinheiro angariado será dedicado ao tema das, doenças neurodegenerativas, que afectam tantas pessoas no nosso país e no mundo. A Maratona da Saúde quer acelerar a investigação científica possibilitando assim uma melhor prevenção, um melhor diagnóstico e melhores tratamentos”