Portugal volta a participar no DiaEuro – 4º Campeonato Internacional de Futsal para Pessoas com Diabetes, entre 19 e 26 de Julho, em Cluj-Napoca, na Roménia. O estágio de preparação da equipa de jovens diabéticos começa este fim-de-semana, entre 11 e 12 de Julho, em Mértola.
A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) e o Núcleo Jovem da APDP (NJA) alistaram, ao longo do ano durante diversos treinos e jogos, 10 jogadores para representarem Portugal no DiaEuro 2015. O estágio de treinos para o campeonato decorre nos dias 11 e 12 de Julho, no Pavilhão Desportivo Municipal de Mértola, sendo que no último dia os atletas jogam contra a equipa do Benfica de Castro Verde.
Carlos Neves, o presidente da AJDP, refere que “esta participação é fruto de uma caminhada de esforço e dedicação de todos os jovens diabéticos que vão representar Portugal nesta competição internacional.“. A equipa portuguesa ficou classificada em 2º lugar em 2013 e no ano passado desceram para a 4ª posição. Jonas Venâncio, um dos jogadores, menciona que “o nosso objectivo é não descer do 4º lugar, mas estamos conscientes que o nível de exigência é bastante elevado”.
O Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes teve início em 2011 e são cada vez mais os países a participar na competição. Após a vitória da Roménia em 2014, este ano as equipas reúnem-se neste país, em Cluj-Napoca.
Este tipo de iniciativas promove a prática da actividade física de todos os jovens, em especial daqueles que têm diabetes. As equipas que participam neste campeonato têm em comum o objectivo de promover estilos de vida saudável, assim como de desmistificar o desporto na diabetes. Alexandra Costa, Coordenadora do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) acrescenta ainda que “socialmente, a prática de desportos colectivos como o futsal, contribui para o trabalho em equipa e estimula a autoconfiança.”
A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal 13% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%).
A Diabetes tipo 1 afectava, em 2013, 3.262 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008. Em 2013 foram detectados cerca de 18 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.