A KRKA, uma das maiores empresas produtoras de medicamentos genéricos do mundo, acaba de lançar, no mercado português, o primeiro genérico de Pramipexol LP (Libertação Prolongada), principal substância ativa utilizada no tratamento e controlo da Doença de Parkinson.
O novo medicamento da KRKA, que pode já ser adquirido nas farmácias portuguesas, está sujeito a receita médica e apresenta a grande vantagem, para os doentes de Parkinson, de ser de Libertação Prolongada. O mesmo significa, pois, que exige apenas uma única toma diária e que esta pode ser realizada a qualquer hora do dia, não comprometendo os efeitos da medicação, até aqui sujeita a diversas tomas diárias e ao cumprimento rigoroso de horários.
O Parkinson é uma doença crónica que afeta o sistema motor e que resulta da danificação ou destruição das células nervosas cerebrais responsáveis pela produção da dopamina. Os quatro principais sintomas incluem tremores no corpo, lentidão dos movimentos, perda de equilíbrio e perda coordenação. Em Portugal, existem cerca de 13 mil indivíduos diagnosticados com a doença.
De acordo com Vasco Esteves, diretor geral da KRKA, a empresa assume-se como um parceiro da Medicina Social. Nesta sequência, o seu principal objetivo passa por “disponibilizar os medicamentos mais utilizados no tratamento de doenças neurológicas, como a Doença de Parkinson”. O lançamento, pela KRKA, do primeiro genérico de Pramipexol LP constitui, por conseguinte, “um contributo decisivo nesse sentido, já que é um medicamento genérico indicado no tratamento dos sinais e sintomas da Doença de Parkinson idiopática”, explica.
O primeiro genérico de Pramipexol LP respeita os mais elevados padrões de qualidade da Eslovénia e da União Europeia e resulta inteiramente do know-how da KRKA.
O Pramipexol LP, principal composto do novo fármaco da KRKA, foi desenvolvido pela empresa e encontra-se patenteado desde agosto 2008. Está registado em 36 países e é comercializado em mais de 20 há mais de cinco anos. A referida substância melhora substancialmente os sintomas da Doença de Parkinson até 3 anos e meio e reduz em 87% o risco de discinesia, movimentos repetitivos involuntários que caracterizam o Parkinson, quando comparada com outros tratamentos disponíveis. A mesma revela-se ainda eficaz nos casos de tremor resistente e no tratamento antidepressivo do doente de Parkinson.
Lançado pela KRKA, o primeiro genérico de Pramipexol LP está disponível nas farmácias nas dosagens de 0,26 mg, 0,52 mg, 1,05 mg e 2,1 mg.