No âmbito das comemorações do seu 125º aniversário (1899-2024), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) vai atribuir, em 2024, o “Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública”. A distinção tem como objetivo contribuir para o progresso, promoção e reconhecimento da investigação e do apoio científico realizados em Portugal no âmbito da Saúde Pública.
O “Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública”, no valor de 25 mil euros, destina-se a distinguir o melhor trabalho apresentado a concurso, e que cumpra critérios como o mérito e relevo científicos, a natureza inovadora do trabalho e/ou o desenvolvimento de novas metodologias, o impacto no ambiente e na sociedade e o potencial para promover conhecimento e inspirar mudanças na Saúde Pública.
As candidaturas ao “Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública” serão aceites após publicação do Regulamento do Concurso em Diário da República e decorrerão até 30 de setembro. O Prémio e respetivo diploma serão entregues, em novembro, na sessão solene de comemoração do Dia do INSA.
Para Alexandre Quintanilha, Presidente do Júri do Prémio Ricardo Jorge, “há quatro grandes razões” que justificam a atribuição deste prémio em 2024, nomeadamente “a pandemia e os seus impactos na saúde global, o aumento da facilidade da propagação de doenças infeciosas, a necessidade de definição de estratégias em Saúde Pública e, claro, a homenagem a Ricardo Jorge, o fundador da Saúde Pública em Portugal”.
O Júri do “Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública” é ainda constituído pelas seguintes personalidades: Kamal Mansinho, Diretor do Serviço de Infeciologia do Centro, Hospitalar Lisboa Ocidental e Professor Convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical; Lélita da Conceição dos Santos, Diretora do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra; Luísa Romão, Presidente do Conselho Científico do INSA; Maria da Graça Freitas, ex-Diretora-Geral da Saúde; Miguel Castanho, investigador principal no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes; Válter Fonseca, technical officer da Divisão de Sistemas de Saúde do Gabinete Europeu da OMS para a Qualidade em Saúde (Atenas/Grécia).