O Hospital de Cascais Dr. José de Almeida é o único hospital do país a associar-se à Semana Europeia do Teste VIH, uma iniciativa que decorre entre 20 e 27 de novembro e que pretende divulgar e alertar para a importância do diagnóstico precoce desta doença.
“Este ano, o Hospital de Cascais inscreveu-se pela primeira vez nesta iniciativa sendo o único hospital do país inscrito, a par de muitas organizações não-governamentais e associações de doentes de toda a Europa. É muito importante fazermos parte desta iniciativa, uma vez que o concelho de Cascais é um dos mais subdiagnosticados do distrito”, revela Inês Vaz Pinto, responsável pela consulta do VIH no Hospital de Cascais.
Dado o panorama de subdiagnóstico no concelho, o Hospital de Cascais vai levar a cabo, em parceria com o CascaiShopping, entre os dias 20 e 27 de novembro, uma exposição reforçando as mensagens sobre a importância de fazer o teste VIH, disponibilizando profissionais de saúde para esclarecer dúvidas naquele centro comercial e alertando para a importância do diagnóstico precoce da doença.
“A Organização Mundial de Saúde estabeleceu como objetivo, para o ano de 2020, que 90 por cento das pessoas infetadas pelo VIH estejam diagnosticadas. Estima-se que, em Portugal, cerca de 30 por cento dos doentes não estão ainda diagnosticados. Na atualidade cerca de 50 por cento dos novos diagnósticos da infeção VIH são considerados tardios, isto é, realizados em fases avançadas da doença”, acrescenta Inês Vaz Pinto.
A consulta de VIH do Hospital de Cascais comemorou 20 anos em 2015. Desde a sua criação, o Hospital de Cascais tem vindo a estabelecer protocolos com diversas entidades ligadas ao VIH e com os estabelecimentos prisionais do concelho, de forma a melhorar o acesso aos medicamentos dos doentes infetados.