Fruto da necessidade de alargamento dos serviços de intervenção terapêutica para a população pediátrica de Cantanhede, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, criou o Castelo do Cris, uma nova resposta nas áreas de Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.
Este projeto permitiu a criação de um espaço físico dedicado, que inclui dois gabinetes de terapia da fala e um gabinete de terapia ocupacional, equipado para intervenção em integração sensorial, reforçando assim a capacidade de resposta terapêutica da unidade.
O espaço foi concebido e decorado com base nas ilustrações do programa de intervenção que lhe dá nome – Castelo do Cris – implementado já no ano anterior. Em 2025, a equipa foi reforçada com a integração de uma médica fisiatra, responsável pela avaliação dos utentes e prescrição das terapias na consulta de Medicina Física e de Reabilitação (Neurodesenvolvimento em Reabilitação). Atualmente, os cuidados de Terapia da Fala e Terapia Ocupacional prestados neste serviço abrangem crianças dos 0 aos 6 anos, enquanto os cuidados de Fisioterapia se estendem até aos 18 anos. Este ano, a oferta foi ampliada com a introdução da fisioterapia pediátrica.
Segundo João Paulo Branco, diretor do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULS de Coimbra, a terapia ocupacional em pediatria tem como objetivo o desenvolvimento das competências que permitem à criança brincar, comunicar, relacionar-se com os outros, cuidar de si mesma e aprender, utilizando, se necessário, dispositivos e estratégias adequadas às suas necessidades especiais. Já a terapia da fala é essencial numa lógica de intervenção precoce, sendo recomendada sempre que se verifiquem alterações na comunicação, linguagem oral ou escrita, articulação, fluência, voz, audição, motricidade orofacial, sucção, mastigação ou deglutição, devendo nesses casos ser feita uma avaliação por uma equipa especializada.
Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, destaca que a instituição está empenhada em prestar cuidados de saúde integrados, próximos da comunidade, de elevada qualidade e centrados nas pessoas. O projeto Castelo do Cris surge nesse contexto, oferecendo novas respostas na área pediátrica, especialmente nas valências de Terapia da Fala e Terapia Ocupacional. “O nosso objetivo é sempre oferecer uma resposta eficaz às necessidades de saúde da população e reforçar a proximidade dos cuidados de saúde, contribuindo para um melhor acesso ao Serviço Nacional de Saúde, e é isso que este projeto pretende”, conclui o responsável.