Com o propósito de juntar profissionais de saúde da região para discutir as inovações no diagnóstico e tratamento do cancro da mama, a Unidade da Mama do Hospital CUF Coimbra e a CUF Academic Center realizaram, no dia 8 de março, o evento “A mulher e o cancro da mama: do rastreio personalizado ao diagnóstico precoce”.
O cancro da mama é a doença oncológica mais frequente da mulher, sendo, anualmente, detetados cerca de 7000 novos casos em Portugal. Helena Gervásio, Coordenadora de Oncologia no Hospital CUF Coimbra, parte da Comissão organizadora do evento, alerta que “é fundamental continuar a partilhar conhecimento e a discutir estratégias que motivem uma resposta cada vez mais diferenciada, personalizada e célere no diagnóstico e tratamento de pessoas com cancro da mama”.
O programa deste evento contemplou uma abordagem multidisciplinar do cancro da mama, evidenciando o papel dos especialistas de Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Imagiologia, Anatomia Patológica, Ginecologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Oncologia Médica, Radioterapia e todas as valências de apoio ao bem estar do doente com cancro da mama. Entre os temas em discussão foram abordados os rastreios, o diagnóstico precoce, a inovação com a inteligência artificial, bem como a apresentação de casos clínicos.
O evento, que decorreu no Hotel Coimbra Aeminium, reuniu médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da área da saúde, com o objetivo de promover a formação contínua dos profissionais de saúde e, consequente, reforço da qualidade dos cuidados prestados à população.